terça-feira, 10 de abril de 2012

Imagens

Aqui estão algumas imagens que demonstram ações do dia-a-dia, onde contêm  exemplos de transformações e transferências de energia .




Nessa imagem a pessoa transfere a energia de seu corpo no caso os braços fazendo-os ter força para puxar o arco e atirar a flexa, com isso a força que os braços fazem se transforma em energia que e transferia para a flexa  que ao ser soltada e ele ganha velocidade ''energia cinética'' ate atingir o alvo onde transfere todo sua energia no alvo para a penetração nele. 



As imagens a seguir é semelhante a anterior. Nessas imagens temos pessoas escalando e levantando pesos, nessas ações há várias transferências de energia, pois há a participação do sistema nervoso levando as informações para os músculos onde ocorre a ação, a pessoa ao levantar o peso ou escalar a montanha transfere a energia de seus braços e perna para as pedras ou a barra de ferro, para que consiga escalar ou levantar o peso.


O sistema nervoso  é um grande exemplo de transferência de energia pois para que ocorra varias ações em nossos organismos é necessário passar pelo sistema nervoso, onde ele dá o comando e essas informações são transferidas para os músculos, glândulas, órgãos e até mesmo ao próprio sistema nervoso para que ocorra as ações exatas. Sabendo que isso ocorre em vários animais.


  Nessa imagem o atrito do palito de fosforo (feito de pinus ou papelão com a cabeça revestida de uma combinação química predominando o clorato de potássio) com a caixa (que é feita de um combinado de fosfora, sulfeto de antimônio, trióxido de ferro e cola) ou outra substancia que faça o palito acender,nesse evento há uma transferência do palito com a superfície ou ao contrario tendo assim uma liberação de calor que é energia,esse calor é absorvido pelo palito e assim havendo reações químicas que acende o fosforo.





Nessa imagens podemos  observar uns dos grandes transferidor de energia o sol, onde nele próprio ocorre reações de transferência de energia como a fusão, depois essa energia se transforma em raios de energia e calor  que é levada por exemplo para a terra que  serve como fonte de energia que é capturada por vários corpos, e também absorvida para a geração de energia como nas placas solares, transformando energia luminosa em energia elétrica que será armazenada e depois transferida para casas e ou industrias.   



Nessas imagens podemos demostrar uma transferência de energia o calor  que é absorvido pelo gelo(água em estado solido) onde suas moléculas que estão próximas uma das outras começam a se movimentar (Energia cinética) fazendo assim o gelo mudar de fase de solido para liquido.O mesmo ocorre na fase liquida da água  virando vapor, já na fase de vapor para voltar as fase anteriores perde calor voltando as fases anteriores essa transferência de energia  pode ser observada na ultima imagens  no ciclo da água



Nessas imagens podemos ver outra transmissão de energia natural, o vento e água. Na primeira imagem podemos observar como é conseguido energia através dos ventos, a energia eólica.Onde a transmissão de energia nela ocorre da seguinte forma: as moléculas presente no ar(vento) entram em contato com as pás da torre, onde passa sua energia (energia cinética) para as pás que começam a rodar, fazendo o rotor( motor) que começa a girar, que também ocorre a partir de uma transmissão de energia, o rotor quando gira faz o gerador produzir energia, que transfere essa energia para uma local onde será armazena, e depois é transferida  para a rede elétrica, onde será transferida para as residencias, industrias, etc. A segunda imagem mostra a força que o vento juntamente com a chuva apresenta, podendo gerar furacões e outros desastres naturais. Sua transferência de energia e basicamente energia cinética, que passa para os outros objetos podendo-os arranca-los pela grande quantidade de energia que estará sendo transferida, a chuva poderá gerar inundações pela sua força e velocidade, pois o solo não terá a capacidade de absorção rápida da água e energia que lhe é transferida.     



Nessas imagens podemos observar a geração de energia, através da água e de elementos nucleares como o Urânio.Na primeira imagem é uma usina hidrelétrica ocorre exatamente como na energia eólica, a água passa pelas pás da usina transferindo sua energia (energia cinética), que começa a girar passando para o rotor, depois o gerador, um local onde será armazenado e por fim distribuído, isso tudo ocorrendo por transferências de energia. Já a segunda imagem  é uma usina nuclear, onde  é gerada energia através de fusões nucleares, que são colisões de moléculas formando uma molécula maior gerando energia e depois essa energia é transformada em energia elétrica, ou por fissão onde gera energia na separação de moléculas formando moléculas menores e liberando energia e depois a usina transforma essa energia em eletricidade, por exemplo o urânio. Na fissão e também na fusão há transferência de energia pois, na fusão quando uma molécula choca-se com a outra transfere sua energia e assim gera a energia liberada essa energia transferida é a energia cinética, na fissão a energia armazenada é transferida para as outras duas moléculas menores e liberando energia quando isso ocorre. Essa energia liberada é transformada em energia elétrica e depois transferida para a cidade para o consumo.



Nessas imagens podemos observar, a transferência de energia de todos essas fontes que vimos, a primeira imagem está as torre de energia, que transfere a energia gerada pela usina hidrelétrica, usina eólica , a nuclear  e entre outras para as cidades  e as industrias.A segunda imagem mostra um poste de luz, onde a energia que está sendo transferida pelas torres chega na cidade e é distribuída nas residencias e em toda a cidade, no poste a energia é transferida da fiação elétrica para a lampada, fazendo-a a acender.



    Nessa imagem temos um clássico da transferência de energia, feito por Newton.O pendulo de Newton ou berço de Newton, é composto por 3,5,7 bolinhas  geralmente por números impares, de mesma massa e tamanho. Ele funciona da seguinte maneira, quando se puxa uma bolinha de uma extremidade e em seguida a solta, ela bate na bolinha seguinte que transfere sua energia para a seguinte e passando essa energia em todas as bolinhas até chegar na ultima fazendo-a levantar, não há perda de energia seguindo a lei de
Lavoisier. Esse experimento pode ser melhor compreendido no vídeo que está postado no blog.
 






Um comentário:

  1. Explique cada uma das imagens, as transformações de energia envolvidas. Não há sentido em só colocar as imagens.

    ResponderExcluir